quinta-feira, 25 de agosto de 2016

preparações rurais.




junto com o mar e oceanos, o campo, é  onde estão as melhores oportunidades para a sobrevivência e preparações .proporcionando a prática da pecuária e agricultura.
nessa postagem estaremos aprendendo técnicas de cultivo orgânicos e sustentáveis. sem precisar das formas agronômica convencionais. com uso de adubos e agrotóxicos  (prejudiciais á saúde)
a relatos de apicultores(criador de abelhas )do mundo todo, denunciando,o extermínio de apiarios inteiros próximo à Fazendas que usam agrotóxicos e pesticidas.

o conceito filosófico do sobrevivencialismo, está presente na questão ambiental, na questão política e social,e principalmente na questão da mudança do modelo de produção rural tradicional, e degradante, para um modelo de produção sustentável, agroecológico e familiar em harmonia com a natureza.

o maior conceito de sobrevivencialismo, não é do fato de sobreviver as catástrofes,intempéries, e desequilíbrios ambientais, e sim o de tentar impedilos.

a sociedade precisa achar um equilíbrio, entre o modelo de produção do agronegócio, necessário mais o uso de adubos e pesticidas, que contém em suas composições produtos químicos tóxicos, e o modelo de produção agroecológica, sustentável e familiar, a única capaz de produzir produtos orgânicos,livres de qualquer química e contaminante,em equilíbrio com a vida biológica da natureza.

reforma agrária necessária.
com Boa vontade do governo, poderia -se facilmente fazer um projeto para a implantação da reforma agrária popular e familiar.
tirando da marginalidade, do desemprego e da falta de habilitação,e oferecendo oportunidade de emprego e inclusão social a milhares de famílias e trabalhadores rurais desempregados.
mais parece que não fasem isso,porque precisam manter uma porção de desempregados,para baixar o valor da hora de trabalho dos outros trabalhadores,exemplo; ou você aceita esse valor de salário que estou te ofecendo ,ou eu passo o emprego para outro desempregado.
a reforma agrária é uma questão fundamental na diminuição das diferenças sociais e na qualidade de vida de 30%da população brasileira as chamadas classes D e E. ao invés de oferecer bolsa família no Morro, sem segurança e com risco desmoronamento, ofereça,moradia, emprego,oportunidades e dignidade ao povo trabalhador.
existem milhares de terras públicas ociosas(terras para produção agrícola sem uso, ou terras com mal uso social),no Brasil.
grandes fazendeiros invadem grandes quantidades de terras públicas, para criar poucas cabeças de gados,apenas com o intuito de especulação imobiliária, ou seja, para subir o valor imobiliário da terra, após a abertura de estradas e instalação de energia elétrica,esses falsos posseiros, loteiam e vendem a terra. e o governo, a opinião pública,apoia esse tipo de ocupação de terras, e recrimina as ocupações populares, quando são feitas por movimentos sociais,aliás,bem mais dignas que as primeiras,por produzirem alimentos e cooperativas . repito,com baixo investimento e apoio técnico,o governo através da reforma agrária, tiraria do desabrigo e do desemprego,milhares de famílias e trabalhadores rurais desempregados.

essa dependência da industrialização não é saudável para o ser humano, não que tenhamos que abandor os produtos industrializados,seria impossível e burrice pensar nessa possibilidade, no nível de desenvolvimento que se encontra a sociedade, mais devemos depender o mínimo possível dela, mesmo por sua característica instável, recentemente vivemos uma crise de alimentos na África, e mesmo na América do sul, na Venezuela, a registros de revolas populares por falta de distribuição de alimentos nos supermercados.

um modelo de produção alternativo, sustentável e inclusivo, se desenha mais que necessário no cenário ambiental e político atual.
a desculpa de isolamento e pobreza no campo ficou  no século passado. com Internet,sinais digitais via satélite e distribuição elétrica ,por todo território nacional,o campo se tornou tão conectado quanto a cidade. vida pobre é a que se vive nos córregos de esgotos urbanos que alagam nas chuvas,ou nas encostas dos morros correndo o risco de desmoronamento.




agroecologia.
o que são os sistemas agroflorestais?
um sistema agroflorestal é uma forma de produzirmos alimentos ao mesmo tempo que conservamos ou recuperamos a natureza. isso é possível porque nessa forma de produção, ao invés de retirarmos toda a vegetação original e plantarmos apenas uma cultura em uma larga extensão de terra, procuramos enterder o funcionamento da natureza e imita -la,utilizando a relação entre os seres vivos a nosso favor estimulando a biodiversidade.
nas agroflorestas utilizamos Culturas agrícolas, árvores e animais em um manejo que leva em consideração o tempo e o espaço, para o qual muito importante o conhecimento das características de cada espécie utilizada e sua relação com as demais. a adubação é feita de forma natural com os recursos disponíveis e com a dinâmica de ciclagem de nutrientes típicas das florestas, através da poda das árvores e da adubação verde.



Reflorestamento Agrosilvopastoril.

considerando o crescente desmatamento de nossas matas naturais, a produção de madeira no sistema agrosilvopastoril se torna uma grande oportunidade de sobrevivencialismo no meio rural. ou seja a produção de madeira consorciada com a criação de animais e plantação de culturas para alimentação humana e de animais, como milho , soja, etc.
o plantio de árvores para a produção de madeira é um investimento que serve para diversos fins, tais como obtenção de madeira para o uso dentro da propriedade em cercas e construções, evitar a derrubada de árvores nativas da área de preservação permanente e da reserva legal, e é um investimento para o futuro de quem planta.
três árvores exóticas aparecem como ótima alternativa complementares à produção rural :o eucalipto, a teca,e o nim.a seguir uma das características dessas plantas.

eucalipto.
é a árvore mais plantada no mundo. sua versatilidade permite a utilização em diversos produtos madeireiros,tais como :carvão, lenha, tabuas,escoras,postes,oleos essenciais ,,entre outros.
alguns mitos de que o eucalipto "empobrece"e"seca"o solo merecem aqui uma observação. de fato esses argumentos procedem,no entanto, todas as plantas quando cultivadas em sistemas monoculturais causam esses fenomenos que fazem parte do ciclo natural dos vegetais. A título de exemplo, o cultivo do eucalipto é muito mais eficiente do ponto de vista da absorção de nutrientes do que a Cultura do milho. essa cultura, concentra a exploração dos nutrientes nos primeiros 20cm de solo, enquanto que o eucalipto explora as camadas superficiais do solo, evitando que adubos químicos contaminem o lençol freático, quando estritamente necessário o seu uso.
no sistema de integração lavoura-pecuária,o espaçamento é 3x9m.no espaço entre fileiras, logo após o plantio do eucalipto são cultivados nos dois primeiros anos culturas, como; arroz, soja, e milho e,do terceiro ano em diante, é cultivado pasto para a produção pecuária, fazendo com que na mesma área se produza grãos, carne e madeira. o cultivo do eucalipto pode ser feito em diversostipos de solos ,dos menos férteis aos mais férteis. respondendo bem à fertilidade.

teca.
a teca, introduzida no Brasil pela região de Cárceres, MT,é a commodity de madeira mais valorizada do mundo. sua madeira é de uso mais nobre, sua madeira é utilizada na fabricação de barcos pelas características de ser leve, resistente à salinidade, Sol e a água. outros usos são fabricação de móveis e construções de casas.seu ciclo na Ásia de onde é nativa, é de aproximadamente 80 anos, quando atinge o tamanho padrão para o corte, com 8m à 9m de toras com 40cm de diâmetro. no Brasil, esse ciclo se reduz para entre 20 à 25anos. a teca é plantadaem espaçamento entre 3x2m sendo raleada duas ou três vezes por ciclo. plantando de forma adensada ,as plantas crescem em altura nos primeiros anos e vão sendo raleadas durante o ciclo para que possam crescer em diâmetro. a teca necessita de solos com boa drenagem, de média à elevada fertilidade, e precisam de um período de,no mínimo, três meses de seca por ano, o que confere qualidade à madeira.

Nim.
o nim é originário do sudoeste da Ásia e é cultivado em diversos países, entre eles a Índia, onde é considerado uma árvore sagrada e é usado como planta medicinal. o nim possui a substância denominada Azadiractina, que é de comprovada eficiência no comtrole de diversas pragas da agricultura é usada inclusive como composto no principal remédiopara a Aids, o AZT.aa grande vantagem do nim ,é que antes de fazer a colheita da Madeira, é possível obter uma exploração econômica rentável com a produção do óleo, à  partir dos frutos, o cultivo é feito em espaçamento maiores que a teca e o eucalipto, em média de 4x4m .sua madeira é  considera nobre e é  da mesma família do cedro. é altamente resistente à periodos prolongados de seca e basicamente a única ressalva para o plantio é evitar solos encharcados.
é importante lembrar que se alguém se interessar em plantar árvores para a colheita de madeiras ,este plantio deve ser feito em uma área que não seja uma área de preservação permanente  (app)e nem reserva legal  (rl),pois nessas áreas não é permitido o corte total para fins madeireiros .outro aspecto importante para o produtor é que ele comunique ao Ibama por meio de uma carta a ser protocoladana instituiçãoquando for fazer o plantio. assim, quando for feito o corte, o produtor terá como provar que sua madeira foi explorada de área plantada.